quarta-feira, janeiro 26, 2011

Iniciando as atividades de 2011

E começamos avisando que estão abertas as inscrições para as teses de Doutorado, Mestrado e TCC para concorrer ao 23º Troféu HQMIX deste ano. Lembrando que todos os trabalhos devem ter sido produzidos em 2010 e serão avaliados segundo o regulamento do HQMIX.

Regulamento e critérios para avaliação:
1- Todas as categorias de teses - (TCC, Mestrado e Doutorado) poderão concorrer uma vez defendidas até dezembro de 2010.
2- O tema dos trabalhos devem relacionar-se com Historias em Quadrinhos e Humor Gráfico - de qualquer país - em qualquer área do conhecimento.
3- As teses deverão ser enviadas em 3 cópias até 30 de maio de 2011 para avaliação da Comissão Julgadora para o endereço: Livraria HQMIX – Praça Roosevelt, 142 cep 01303 - 020, aos cuidados de Sonia M. Bibe Luyten - Gualberto Costa
4- A Comissão Julgadora terá como critérios de avaliação:
a. Ineditismo do tema
b. Estrutura do trabalho
c. Metodologia
d. Contribuição para a área
e. Redação
f. Apresentação visual – (diagramação, iconografia)
5-A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Sonia M. B. Luyten (presidente), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Prof. Dr. Henrique Magalhães. Profa. Dra. Andrea Nogueira, Mestre Cristina Merlo.

A valorização da pesquisa nas universidades brasileiras
por Sonia M. Bibe Luyten
O lado mais conhecido do Troféu HQMIX é a premiação anual para desenhistas, roteiristas nacionais e estrangeiros, editoras, mas pouca gente sabe que esta referencia nacional na área de HQ e Humor Gráfico também privilegia aqueles que se dedicam à pesquisa sobre este assunto.
Não é de agora que se tem feito estas escolhas. Desde 1988 há nos registros dos 20 anos de existência, que o HQMIX tem escolhidos livros, pesquisas de autores como Moacy Cirne, Sonia Luyten, Álvaro de Moya, Lailson, Camilo Riani, Gonçalo Junior, entre muitos outros.
Pouco a pouco, contudo, a premiação para pesquisas evoluiu para algo mais sistemático como teses acadêmicas. A princípio estas concorriam em todas suas categorias e a primeira a ser premiada foi em 2003 para Maria Cristina Merlo com o seu trabalho de Mestrado sobre os 100 anos da primeira revista de HQ do Brasil: O Tico Tico. No ano seguinte, 2004, Luis Gê, o desenhista, foi premiado enquanto pesquisador em sua tese de doutorado, defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. E em 2005, Andrea Araujo Nogueira obteve o prêmio com seu doutorado pela ECA / USP com o trabalho - Humor e populismo: o desafio diário nas charges de Nelo Lorenzon, também pela ECA/USP.
O número de teses sobre quadrinhos foi aumentando em todas as universidades brasileiras e eu sugeri que o prêmio, a partir de 2006, aumentasse o número de categorias dando o troféu para Doutorado, Mestrado e TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Esta categoria de premiação é escolhida por uma comissão especializada composta por doutores e mestres. A partir deste ano o número de jurados passou para cinco sendo composto por: Sonia M. Bibe Luyten (presidente) – Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora do Mestrado da UNIPAC, Minas Gerais, Waldomiro Vergueiro, Doutor em Biblioteconomia pela ECA/USP, Livre Docente e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Maria Cristina Merlo, Mestre em Comunicação e Estética Audiovisual pela ECA/USP, professora da graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi/Morumbi, Henrique Magalhães, Doutor em Sociologia pela Université Paris 7 e professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, Andrea Nogueira, Mestre em História pela FFLCH/USP e em Artes Visuais pela IA/Unesp e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 1998 é programadora do SESC (Vila Mariana, Consolação e Pompéia) e Gerente Adjunta da Gerência de Estudos e Desenvolvimento/ GEDES do SESC SP.
Caso queiram visualizar melhor o CV de cada um, acessem a Plataforma Lattes

23 comentários:

Anônimo disse...

Senti falta dos Marios Cau e César na lista de melhores desenhistas nacionais.

Jota Silvestre disse...

SUGESTÕES:

Web Quadrinhos
- Bichos do Lixo ("X"): http://bichosdolixo.blogspot.com
- Tiras do Banda Mamão (Laudo Ferreira Jr.): http://blogmamao.blogspot.com

Mídia sobre Quadrinhos:
Papo de Quadrinho: www.papodequadrinho.com

Mundo dos Super-Heróis: incluir endereço do site: www.europanet.com.br/superheroi

Abs

Jota Silvestre
www.papodequadrinho.com

Omar Viñole disse...

Opa, legal.
Só queria fazer uma correção que o meu blog de tiras é Coelho Nero, o Banda Desenhada é de trabalhos do Estúdio Banda Desenhada que tenho junto com o Laudo Ferreira. E o blog de tiras do Laudo é Blog Mamão e ñ Banda Mamão.
Valeu pelas indicações.
E aproveitando tá faltando o Papo de quadrinhos do amigo Jota Silvestre na categoria Mídia de quadrinhos.

Abs
Omar Viñole

Cassio Peixoto disse...

Entendi perfeitamente onde me encaixo. Fico feliz em ver o nome na pré-lista e sei perfeitamente que ainda há muita estrada para percorrer para chegar a uma indicação. Fico grato pela lembrança, e embora saiba que é uma briga de "cachorro grande", espero ver o meu blog entre os indicados. Só pediria uma pequena correção: o nome do blog é MUCUFO, com O no final. A confusão é normal, já estou acostumado.
De qualquer forma obrigado pela lembrança e pela atenção com o meu trabalho, desejo a todos boa sorte e um feliz HQMix.

Abraços
Cássio Peixoto

LAUDO FERREIRA disse...

Queridos amigos,
discordo da indicação de meu trabalho "Yeshuah - o círculo interno, o círculo externo" na categoria "adaptações para quadrinhos". Mesmo esse trabalho tendo sido embasado em extensas pesquisas, como foi bem divulgado, trata-se primeiramente de um roteiro original.

Grande abraço!

Antigravidade disse...

Olá!

Indico, para a categoria "Publicação de Aventura, Terror ou Ficção" o álbum INVASÃO DOS MORTOS, da Gal Editora, que inclusive ganhou a votação popular do site Guia dos Quadrinhos como "Melhor HQ de Terror" de 2010: http://www.guiadosquadrinhos.com/blog/post/2011/02/16/Resultado-da-votacao-das-melhores-e-piores-HQs-de-2010.aspx

Mais sobre o álbum: http://www.galeditora.com.br/Livros/Invasao-dos-Mortos/Descricao.html

Um abraço e obrigado pela atenção,

Maurício Muniz

Antigravidade disse...

Aliás...

Indico para a mesma categoria, "Publicação de Aventura, Terror ou Ficção", um dos álbuns mais elogiados do ano passado: O QUE ACONTECEU AO HOMEM MAIS RÁPIDO DO MUNDO?.

Mais sobre ele, aqui: http://www.galeditora.com.br/Livros/O-Que-Aconteceu-ao-Homem-Mais-Rapido-do-Mundo/Descricao.html.

Um abraço,

Maurício Muniz

MC disse...

O Relatório Ota não está lá, também lançado no ano passado!

Orlandeli disse...

Olá. A tira "SIC" é publicada regularmente desde 2009. Mesmo com um formato diferenciado (tira dupla), creio que se enquadra na categoria "Tiras nacionais". Não vi o título na relação do site.
Forte abraço!

Thiago Cotta de Campos disse...

Senti falta das meninas do Lady's Comics (www.ladyscomics.com.br) na parte de indicação para mídia sobre quadrinhos.

Elas fizeram um excelente trabalho na promoção das mulheres nesse universo que ainda é um pouco machista.

abç

Unknown disse...

Caros,

Quero agradecer a todos pela indicação do casal Gi & Kim, os Bem Casados, na categoria WebQuadrinhos!

Estou muito feliz e honrado por essa indicação que pra mim já é uma vitória!

Abraços
Marcos Noel

SEBRAE/CE - Turismo Litoral Extremo Oeste disse...

O Gattai Zine, citado em melhor publicação independente de grupo, teve duas edições lançadas no ano passado, #5 e #6, mas apenas a edição 5 foi citada. Informações sobre a edição 6:
http://migre.me/41CAS

Nesse sentido, os artistas que participaram dessa edição, Wescleyb (roteirista) e Drika Almeida (desenhista), deveria ser citados em artistas revelação. Uma pergunta pertinente também é saber o que diferencia os artistas que vão para as categorias principais e para as categorias revelação. Nessa pré-lista essas categorias não deveriam ser unificadas para só depois a própria comisssão dividi-la?

Sinto falta também de uma categoria que possa receber sites como o NHQ e o HQNADO, que não são mídia SOBRE quadrinhos, mas PUBLICAM diversos quadrinhos, como editoras virtuais. Se enquadrariam na categoria Editora?

No mais, parabéns pela iniciativa de trazer o público para essa discussão.

Atenciosamente,

Estevão Ribeiro disse...

Olá, pessoal. Obrigado pelas indicações. Peço apenas para incluirem o Emerson Lopes, que esteve no MSP+50 e Pequenos Heróis.
Na parte de webcomics, o Leonardo Finocchi, que está em Pequenos Heróis também, estreou em maio do ano passado o http://nemmorto.com/.

Unknown disse...

Oi amigos! Já estou mais do que contente só de constar na "pré-lista" como "desenhista revelação", mas gostaria de pedir que incluíssem minha HQ "Salomão Ventura - Caçador de Lendas" na categoria "Publicação Independente de Autor". Muito obrigado, e um forte abraço!

Jerônimo Fagundes de Souza disse...

Mídia sobre Quadrinhos:
http://diggitistudio.blogspot.com

Zé Wellington disse...

Amigos,

sugeriria a inclusão do HCast como mídia sobre quadrinhos: http://www.hcast.com.br, pois o site teve um relativo destaque nessa categoria no ano passado, publicando podcasts com entrevistas com diversos quadrinhistas e notícias sobre o assunto. Pediria também que no meu nome (roteirista revelação) e no de Demétrio Braga (desenhista revelação) fosse acrescentado que também publicamos na Quadrix Comics #3, publicação da qual também fizemos parte e integra a pré-lista.

No mais fico feliz de ter sido lembrado.

Um grande abraço e o desejo de bons trabalhos aos organizadores do troféu.

Flávio disse...

Estar na pré-lista Desenhista Revelação pra mim, que nem pensava mais em desenhar, já é demais...mas vamos em frente

Eliene disse...

No Blog do HQ Mix consta "ao invés de apresentarmos apenas uma pequena lista inicial de pré-indicados iremos disponibilizar uma listagem com TODOS os lançamentos, desenhistas, roteiristas, editoras, veículos, livros, etc, de 2010"; Desse modo, sugiro que a lista inclua o livro Elementos do Estilo Mangá, publicação independente de 2010 (ver resenhas dele nos sites: Sushi Pop, Quadrinho.com, Bigorna, revista Made in Japan, Universo HQ, Impulso HQ, etc.
Atenciosamente,
Eliene

Anônimo disse...

Vi uma entrevista com o autor do livro Elementos do Estilo Mangá no site Garagem Hermética. O livro eu havia comprado na Feira Pan-Amazonica do Livro em Belém em agosto de 2010. Concordo com o comentário da Eliene e recomendo o livro para a lista de concorrentes do Troféu HQMIX.
João Pinheiro

Laisa disse...

Desenvolvo uma pesquisa sobre Cultura pop japonesa e o livro Elementos do Estilo Mangá tem sido de fundamental importância no direcionamento do meu estudo. O fato dele AINDA não constar na lista dos publicados certamente foi uma falha da comissão que pesquisou os livros teóricos que saíram em 2010; mas certamente ela será devidamente corrigida!
abraço a todos e rumo à festa!

NathyMaíra disse...

Oi !!
Eu queria sugerir o Livro Elementos do Estilo Mangá de João Henrique Lopes para a lista de concorrentes do Troféu HQMIX !!

Kris Zullo disse...

poxa, fiquei felizão ao ver minha pré-indicação como desenhista revelação pelo trabalho q fiz em Homem Gravidade Zero, da editora Jaboticaba! valeu!

e uma coisa q sempre me pergunto... é prq q as histórias em quadrinhos publicadas na revista Recreio nunca concorrem. trata-se de material totalmente feito poraqui com regularidade de 8 pgs semanais. iniclamente as coleções começaram a ser desenvolvidas no Brasil pelo estúdio Mol (coleções Barco do Terror, Letronix, Dino Rock, Animal Rock e Cyberbots), e desde 2009 estão sendo desenvolvidas pelo Kazullo Estúdio. no ano passado findamos a série Circomix, e lançamos Galácticos e Robits, q chegou ao final a duas semanas, tendo estreado quinta-feira passada a nova coleção Megaferas.

grande abraço e, novamente, valeu pela pré-indicação.

Burraxa Blog disse...

Faltou o livro Tiras de Letra nota 10 na categoria Publicação de Tira.