quinta-feira, agosto 13, 2015

Os vencedores da categoria Teses Acadêmicas

Este ano concorreram 31 teses — 12 TCCs, 13 trabalhos de Mestrado e 6 Teses de Doutorado — provenientes de diferentes universidades em sua grande maioria as Universidades Federais, vários estados brasileiros e DF. Mais uma vez estes trabalhos caracterizaram-se pelo alto nível de pesquisa  a ponto de a Comissão precisar entrar em consenso com os empates. 
A comissão tem um critério de avaliação  que se resume nos seguintes itens: Ineditismo do tema, Estrutura do trabalho, Metodologia, Contribuição para a área, Redação e Apresentação visual (diagramação, iconografia). A soma destes itens dá a nota para cada trabalho.
Os temas vencedores refletem atualidade e ousadia contribuindo para o enriquecimento da bibliografia brasileira de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico.
 
A comissão que analisou os trabalhos: Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten (Presidente da Comissão), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Profa. Dra. Andrea Nogueira, Prof. Dr. Nobu Chinen e  Mestre Maria Cristina Merlo.
 
E o Oscar dos quadrinhos vai para...


TESE DE DOUTORADO
Cláudio José Meneses de Oliveira
Universidade Federal da Bahia
“Sindicalismo, Piratas e Cabelo Chanel: leituras e reciclagem cultural em obras.”
 
MESTRADO
Natália Marques Cavalcante de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
“Ela não pode ser assim tão fofa!  Apropriação e circulação de mangás Lolicon”
 
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Maria Fernanda Milão Fuscaldo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
“Histórias em quadrinhos online: a prototipagem da webcomic "Frankestino"

Parabéns à todos os participantes e aos vencedores.

4 comentários:

tron0205 disse...

Fiquei muitíssimo feliz por minha tese ter sido escolhida como vencedora. Estarei lá no dia 12, com certeza! Gostaria apenas de fazer uma retificação. O título do meu trabalho é:

"Sindicalismo, piratas e cabelo chanel: leituras de reciclagem cultural em obras de Laerte"

Abraço,

Cláudio Oliveira

Moliveira disse...

Parabéns!
Mil parabéns pela capacidade de ser bom em tudo aquilo que faz, DOUTOR CLAUDIO OLIVEIRA. O prêmio foi merecido.
Um grande abraço.

Nivalda Oliveira










Patricia Meneses disse...

Sempre considerei um desserviço à população brasileira restringir a poucos privilegiados o acesso ao conteúdo intelectual tão rico e ao humor tão inteligente e saboroso do Dr. Cláudio. Que esse seja o primeiro passo para que este maravilhoso pensador, escritor, poeta, museólogo (entre outros talentos, vocações e formações) torne-se conhecido pelo grande público. Parabéns, Doutor!

Unknown disse...

Parabéns pelo prêmio, Dr. Cláudio, ou melhor, Grande Amigo Cláudio. Como eu sou apaixonado pela desenvolvimento cultural das HQ's e afins, eu me considero um privilegiado por conhecer o ilustre vencedor de um prêmio no qual o nível intelectual dos participantes valoriza ainda mais essa sua vitória. Pelos raros, mas não menos importantes momentos nos quais conversamos quase sempre sobre a nossa cultura pop predileta, acredito que o prêmio foi mais que merecido, e desejo que cheguem outros em breve. Um grande abraço e obrigado pela notícia que em muito me alegrou!
Josafá Jones!