sexta-feira, maio 15, 2015

A um click de distância

Os quadrinhos e a internet estão cada vez mais de mãos dadas, faz muito tempo que ficou óbvio para o quadrinista que publicar seu material na WEB é uma opção vantajosa. Com custo quase zero, alcance e formato ilimitados, atualmente os autores usam as ferramentas disponíveis com muita sabedoria e eficiência e com resultados por vezes extraordinários.
Desde 2011, o Troféu HQMIX incluiu entre suas premiações a categoria dos Quadrinhos que são publicados na internet. No ano seguinte desmembramos esse prêmio em dois: WEB Tiras e WEB Quadrinhos, por entender que, assim como no impresso, a dinâmica de produção é diferente, também para ampliar as possibilidades dando mais visibilidade ao formato.
No entanto, a cada desligar e ligar de um computador e uma navegada pela rede, novas possibilidades se apresentam, os e-books, que a princípio se entediam como versões virtuais para livros também incluíram os quadrinhos.
Esse é um universo imenso e nós conseguimos ver apenas um pedaço dele. O Troféu  HQMIX quer continuar a ser um divulgador e apoiador de tudo aquilo que possa levar os quadrinhos à frente solidificando cada vez mais o mercado.
O blog tem servido para nortear muitas das ações da Comissão Organizadora. Ficamos atentos aos comentários, sugestões e opiniões postadas aqui, nem sempre é possível implementar de imediato. Devido a questionamentos recentes vamos aqui atualizar as condições para as premiações da WEB.


Podem concorrer nas categorias WEB, TirasQuadrinhos, todo material que tenha sido produzido originalmente para a internet. Não valem as versões digitais de material impresso. Para trabalhos seriados, em ambas as categorias, só podem concorrer aqueles cuja publicação esteja on-line por pelo menos seis meses do ano a que o prêmio se refere. Para trabalhos de edição única (one-shot), podem concorrer todos os que estiveram disponíveis para leitura ou download, até dezembro, também do ano que o prêmio está contemplando, no caso de agora, 2014.


Como não podemos ampliar as categorias existentes dentro da premiação, concorrem trabalhos em todos os formatos disponíveis para leitura: PDF, CBR, e-books, leitura em tela, etc, nas duas categorias e que estejam dentro dos parâmetros apresentados acima.
Continua valendo o critério de que só concorrem aqueles que forem inscritos pelos seus autores. Para tanto basta enviar um e-mail para hqmix@yahoo.com.br com o título "Inscrição WEB TIRAS" ou "Inscrição WEB QUADRINHOS", informando o link para o seu trabalho. Lembrando que os prêmios vão para os autor(es) e não para o site/blog/fanpage, etc, que os hospedam.
Agradecemos o apoio de todos.

Comissão Organizadora do 27º Troféu HQMIX

Nenhum comentário: