segunda-feira, maio 16, 2011

novas pré-indicações no pedaço...

Mais três categorias com pré-indicados da semana, mais perto do encerramento desta fase.

Destaque internacional
Fábio Moon e Gabriel Bá (Daytripper)
Rafael Grampá (Strange Tales II / American Vampire)
Wander Antunes (Toute la poussière du chemin)
Luke Ross (Captain America)
Rafael Albuquerque (American Vampire)

Mike Deodato (Secret Avengers / New Avengers)
Ed Benes (Action Comics / Birds of Prey / Green Lantern / Blackest Night)

Mídia sobre quadrinhos
1 - UniversoHQ
2 - Banca de Quadrinhos
3 - Blog dos Quadrinhos
4 - ImpulsoHQ
5 - HQManiacs
6 - Gibizada
7 - Mundo dos Super-Heróis

Projeto editorial
1 - Calendário Pindura 2011 (Independente)
2 - Quadrinhos Sacanas - O catecismo brasileiro no traço dos herdeiros de Carlos Zéfiro (Peixe Grande)
3 - Frankenstein e Vinte Mil Léguas Submarinas (Publifolha)
4 - Skechtbook - As páginas desconhecidas do processo criativo (POP)
5 - Joaquim Nabuco - A voz da abolição (Massangana)
6 - MSP +50 (Panini)
7 - Zélio - 50 anos de uma aventura visual (Barbosa Lima)

20 comentários:

Guilherme Kroll disse...

Gosto muito do trabalho do Bruno Azevêdo, mas salvo engano "O monstro souza" não é quadrinhos, certo? E o HQ-Mix é para premiar HQs. Nesse sentido, acho que é um equívoco a indicação dele.

Que Mário? disse...

Assino embaixo do que o Kroll disse. Também gosto do trabalho do Bruno, mas realmente, indicar um trabalho de literatura a um prêmio de HQ não faz o menor sentido. Sem falar que na seleção dessa categoria tem muitos indicados que foram criticados justamente pela baixa qualidade dos roteiros...
Senti falta do Daniel Galera em Roteirista nacional pelo Cachalote. E minha última consideração é que o Omar deveria ser indicado em conjunto com o Laudo a desenhista nacional pois a ótima arte-final do Yeshuah é dele.

PLANETA GIBI disse...

Carlos Mota, desenhista brasileiro de HQs Disney para a Dinamarca (e capista para a Abril) e Casty, desenhista e roteirista de HQs Disney italianas, no mínimo, fazem falta. Cada vez mais distanciados se colocam os quadrinhos de livraria dos quadrinhos de banca. Isso é um erro. Não teremos leitores de quadrinhos daqui a pouco, já que a banca (com seus preços módicos) sempre foi a porta de entrada.
E.Rodrigues

Don Rodrigone disse...

Em 2010, boa parte das melhores obras do ano foram desenhadas e escritas pelo mesmo artista... e creio que quatro deles deveriam concorrer tanto como desenhista quanto roteirista: Danilo Beyruth, Laudo, Roger Cruz e Caeto. Esses artistas fizeram quatro dos melhores álbuns de 2010. É natural que hqs assim recebam indicação nas duas categorias.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com Rodrigone e com o Mário. Beyruth, Cruz e Galera deveriam entrar na lista de roteiristas.

Marcos disse...

Ok, premiar o Laerte já perdeu a graça. Acho que deviam dar um prêmio especial pra ele e considerá-lo hors-concours nas categorias dos mortais. Mas, já que não fazem isso, não faz sentido nenhum ele concorrer como desenhista mas não ser indicado como roteirista - por "Muchacha", claro, mas também pelas tirinhas.

Fabricio disse...

me pergunto porque pessoas na ativa a tanto tempo continuam concorrendo a desenhista revelação e gente que nunca nem ganhou troféu antes já é indicado a desenhista nacional. o conceito de revelação não é obvio? revelar antes e depois premiar nas categorias em que foram revelados? o Mario Cau já foi indicado a desenhista revelação antes e continua sendo, o Beyruth também já foi, mas no entando mesmo não tenho ganhado, já passou pra categoria Desenhista Nacional. o critério dessa premiação tá todo bagunçado.

Don Rodrigone disse...

O Mário Cau devia estar na categoria desenhista mesmo... já publica coisas bacanas em quadrinhos há um bom tempo e não começou a ter trabalhos próprios publicados em 2010.

Anônimo disse...

quem é joão montanaro?

Pôneis disse...

Ainda sobre a categoria "Desenhista Revelação" faltou a presença do Danilo Zamboni (http://barcacadearenque.blogspot.com/search/label/folha%20de%20s%C3%A3o%20paulo), premiado no ano passado no 4° concurso da folha. O cara é MUITO FODA!

Sidney Gusman disse...

Também achei estranhíssima a ausência de Danilo Bayruth e Roger Cruz na lista dos roteiristas.

Acho que o justo seria eles serem indicados como desenhistas E roteiristas, pois fizeram HQs excelentes.

Com todo o respeito aos demais, alguns nem poderiam estar na lista de roteiristas, pela parca produção no ano.

Marília Lopes disse...

Na categoria 'Mídia sobre quadrinhos' deveria entrar o pessoal do Pipoca e Nanquim http://pipocaenanquim.com.br/, eles fazem videocast, podcast e postam resenhas e matérias sensacionas sobre quadrinhos no site deles!
Injusto não concorrerem!

Antigravidade disse...

Pessoal,

Vocês só folhearam o BANDO DE DOIS e viram as figuras? =)

O roteiro é ótimo, coloca a HQ nacional no mesmo nível de trabalhos europeus, com uma história sempre interessante e personagens bem caracterizados. O desenho é ótimo, mas o roteiro é tão bom quanto.

Acho, sim, que o Danilo Beyruth merece estar entre os roteristas.

Um abraço,

Maurício Muniz

Zé Wellington disse...

Acho que já é hora do HQMIX seguir o Eisner e criar uma categoria exclusiva para quem desenha e escreve ao mesmo tempo. É um pouco complicado comparar roteiristas e desenhistas com quem faz as duas coisas.

Anônimo disse...

Na categoria Publicação de Tira, faltou o livro: Tiras de Letra Nota 10, de 2010, da Editora Virgo.

Marcelo K. disse...

Se não me engano, os artistas participam das categorias Revelação por 2 anos seguidos. Foi o que aconteceu com o Danilo. Em 2009 e 2010 concorreu como desenhista revelação e este ano na categoria principal. Concordo com o Danilo na categoria roteirista, mas não com o Roger Cruz. O conjunto do trabalho nem sempre funciona quando se analisa apenas roteiro ou desenho. O roteiro de Xampu não tem nada de original (apesar de ser bom), diferente de Bando de Dois. Sidney, não entendi quando diz "parca produção". Em quantidade, (quase) todos concorrem com apenas 1 álbum, inclusive os citados por vc. Em termos de qualidade de roteiro, também não vejo grandes diferenças. Mas essa é minha opinião.

Don Rodrigone disse...

Eu só não entendo como alguém pode ser "revelação" por dois anos seguidos... o nome da categoria está impreciso. Talvez "novo talento", "novo roteirista"... agora ninguém pode ser revelado duas vezes. O emprego de uma palavra melhor pode evitar discussões sobre o assunto. Concordo com o Marcelo K que dizer "parca produção" para o mercado nacional é complicado. Só que realmente acho que tivemos roteiros e álbuns melhores e mais representativos do que um ou outro dos indicados (sem querer desmerecer ninguém, claro).

Don Rodrigone disse...

ah, outro autor que merecia uma indicação ou como roteirista ou como desenhista (talvez revelação?) é o Merka com o ótimo Crônicas da Pindahyba... uma das gratas surpresas de 2010.

Burraxa Blog disse...

Faltou o livro Tiras de Letra nota 10 na categoria Publicação de Tira.

esteves-hqemfoco disse...

Acho que o Caeto é a ausência mais sentida entre os melhores roteiristas de 2010. Talvez na categoria Roteirista Revelação.
O Beyruth e o Roger Cruz também poderiam ser indicados como roteiristas, apesar de na minha apreciação eu colocar o Roger um pouco a frente nesse quesito.
O Estevão podia entrar como melhor roteirista também, visto que o trabalho dele já tem boa visibilidade há vários anos, com outras revistas e personagens que ele já publicou.
Faltou o Celso do Jambocks como revelação também.
Sem esquecer da Petra Leão e do Cassaro, os dois vem produzindo um material interessante na Turma da Mônica Jovem.
Os desenhistas do Astronauta (Fernando Saiki e Olavo Costa) também mereciam uma lembrança.