quarta-feira, abril 13, 2011

Começando as pré-indicações

A partir de hoje começaremos a divulgação dos pré-indicados ao 23º Troféu HQMIX-2011, nossa intenção é ir divulgando os nomes uma vez por semana. Da mesma forma que no ano passado a Comissão Organizadora continuará atenta aos comentários e sugestões, sempre através deste blog, e as listas poderão sofrer alteração até a divulgação dos indicados oficiais.
Então vamos aos primeiros:
 
Adaptação para outros veículos
Malditos Cartunistas (documentário)
Laerte (mini-documentário)
Kick-ass: Quebrando tudo (filme)
Mulheres Alteradas (teatro)
A Super Comédia Canibal (show de comédia)
Super-heróis - O Poderoso Livro Pop-up (livro)
Menino Caranguejo (iphone)
 
Livro teórico
Bienvenido - Um passeio pelos quadrinhos argentinos – Paulo Ramos (Zarabatana)
Maria Erótica e o Clamor do Sexo - Imprensa, Pornografia, Comunismo e censura na Ditadura Militar – 1964-1985 – Guerra dos Gibis 2 - Gonçalo Junior (Peixe Grande)
Smack! O beijo nos Quadrinhos – Gonçalo Junior (Comix)
Universo Onírico de Neil Gaiman - Heitor Pitombo (Kalaco)
Almanaque de Desenhos Animados - Paulo Gustavo Pereira (Matrix)
O Quadro nos Quadrinhos - Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva (Multifoco)
Ciência em Quadrinhos - Imagem e texto em cartilhas educativas - Márcia Mendonça (Bagaço)
 
Publicação de Aventura/Terror/Ficção
Vertigo (Panini)
Invasão dos Mortos (Gal Editora)
O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo? (Gal Editora)
Mágico Vento (Mythos)
J. Kendall - Aventuras de uma criminóloga (Mythos)
Starcraft – Linha de Frente (Conrad)
Batman Anual (Panini)

Comissão Organizadora

13 comentários:

Guilherme Kroll disse...

A melhor adaptação de 2010, na minha opinião, Escrava Isaura, do Ivan Jaf e do Guazzelli, ficou de fora da lista dos pré-indicados. Uma pena, pois é uma aula de adaptação muito melhor do que qualquer um dos 30 volumes da coleção da disney q li.

Alexandre Manoel disse...

Anita Garibaldi não deveria estar na categoria Adaptação para quadrinhos porque foi publicada originalmente nessa linguagem.

A categoria deveria apenas levar em consideração as obras publicadas originalmente em outras linguagens (teatro, cinema, literatura etc.) e DEPOIS adaptada para os quadrinhos.

Sidney Gusman disse...

Caros, e Os Sertões - A Luta? Foi lançada no final de 2010. Foi a melhor adaptação lançada por aqui no ano passado, ao lado da já lembrada A Escrava Isaura.

Além disso, Kiki é uma biografia em quadrinhos, não uma adaptação; e Anita, apesar do belo trabalho do Custódio, tem tantos erros de português que, pra mim, só isso a tiraria dessa lista.

Na categoria Clássicos, apesar de adorar o André Diniz e o Colin, desculpem, mas Fawcett não é um clássico.

Tem dez anos, se muito, e era uma HQ independente que somente agora ganha uma tiragem mais representativa. Merecia estar em outra categoria, não nesta.

Abraço

Anônimo disse...

E o Livro do Barô Barata? Foi lançado em dezembro de 2010...

Fábio disse...

Eu acho uma falta grave não ter um mangá do Osamu Tezuka na categoria Clássicos. O homem simplesmente definiu o quadrinho japonês e voltou a ser publicado no Brasil em 2010 pela Newpop e nem Metrópolis e nem Dororo apareceram na categoria.

Dororo é um mangá fantástico, uma das melhores coisas que li nos últimos anos.

Sidney Gusman disse...

Concordo com o Fábio. Peço que a comissão avalie a entrada de Metrópolis, do Osamu Tezuka, na categoria clássicos.

Afinal, a obra é um clássico na acepção da palavra.

Abraço

Sidney Gusman

Daniel Esteves disse...

Talvez fosse interessante mudar o nome do prêmio de "ADAPTAÇÃO" para "melhor ADAPTAÇÃO e/ou QUADRINHO HISTÓRICO", dessa forma ele abordaria tanto as adaptações de histórias de outras linguagens para quadrinhos, como também os quadrinhos históricos, biografias, etc.

Pra todos os efeitos "adaptação" se refere a uma HISTÓRIA que foi originalmente publicada num formato (literatura, cinema, tv, teatro, poesia, música, etc) e foi passada para quadrinhos, como já foi comentado por outras pessoas. O fato de um autor ter feito um quadrinho ambientado num tempo histórico, sobre um fato histórico ou sobre uma personagem histórica não faz dele um quadrinho necessariamente adaptado.

Cadu Simões disse...

Eu já acho que poderia ser criado uma categoria própria chamada "Quadrinhos Históricos" (assim como há em diversos prêmios de literatura a categoria de "Romance Histórico"). Títulos suficientes sendo publicados hoje em dia para preencher essa categoria há.

Assim, a categoria "Adaptação para os quadrinhos" ficaria apenas para obras em quadrinhos cujo roteiro é uma adaptação de uma outra obras produzida originalmente em uma outra mídia-arte-linguagem (como teatro, literatura, cinema, música, etc)

Daniel Esteves disse...

Será que tem um número suficiente pra justificar? Quais você lembra, Cadu?

Cadu Simões disse...

Esteves, levando em consideração tmb os quadrinhos biográficos, então temos além das já citadas Kiki de Montparnasse e Anita Garibaldi, as biografias de Johnny Cash e Elvis publicados pela 8Inverso; Ao Coração da Tempestade republicado pela Cia das Letras, Notas sobre Gaza, tmb pela Cia; e Fawcett, republicado pela Devir. Esses são os que eu lembro de cabeça, acho q deve ter mais. Mas só aí já dá pra fechar os indicados pra uma categoria "Quadrinhos Históricos e/ou Biográficos".

Carla Bitelli disse...

Senti falta de "A escrava Isaura" da Ática na lista (roteiro Ivan Jaf e desenhos de Guazelli). É realmente uma adaptação maravilhosa.

Da mesma editora também tem "Triste fim de Policarpo Quaresma" (roteiro de Luiz Antonio Aguiar e roteiro e desenhos de Cesar Lobo) e "Memórias de um sargento de milícias (roteiro de Ivan Jaf e desenhos de Rodrigo Rosa).

Guilherme Kroll disse...

Concordo com o Fábio e com o Sidão, faltou Metrópolis do Tezuka. Um verdadeiro clássico das HQs.

Cadu, discordo de você, acho que aind anão tem volume suficiente para um prêmio de "Quadrinhos Históricos". Talvez daqui uns anos, com mais lançamentos, valha a pena.

Burraxa Blog disse...

Faltou o livro Tiras de Letra nota 10 na categoria Publicação de Tira.