quarta-feira, março 09, 2011

O que 2010 nos trouxe

Este blog iniciou suas atividades com a firme intenção de ser uma ferramenta no aprimoramento da premiação. Conseguimos estabelecer uma boa comunição entre a comissão e os interessados (votantes ou não) no HQMIX, abrindo as discussões, ouvindo as opiniões e, em alguns casos, fazendo as alterações apontadas. Para este ano resolvemos ampliar um pouco mais as conversas, para tal, ao invés de apresentarmos apenas uma pequena lista inicial de pré-indicados iremos disponibilizar uma listagem com todos os lançamentos, desenhistas, roteiristas, editoras, veículos, livros, etc, de 2010, para apreciação geral, esperamos com isso dar mais subsídios e possibilidades para o debate.
Como a quantidade de informação é enorme e os membros da comissão fazem o trabalho de forma voluntária e no seu tempo livre, muita coisa pode ter escapado, então, agradecemos a todos que puderem nos avisar das eventurais ausências ou correções nas listas.
Na categoria de Web Quadrinhos aparecem listados somente aquelas tiras ou HQ's que são produzidas especificamente para a internet, ou seja, terem sido publicadas primeiramente num site ou blog, mesmo que possam vir, ou tenham se tornado produtos impressos (jornal, revista ou álbum) posteriormente.
A lista está hospedada em nosso site oficial, mas pode ser acessada diretamente aquiPara cada uma das categorias a navegação se dá pelas abas inferiores.
Os comentários, sugestões, correções, etc, devem ser feitos através do blog, aguardamos, mais uma vez, a participação de todos.
E vamos rumo à festa!
Marcelo Alencar - presidente do 23º Troféu HQMIX
Comissão Organizadora

11 comentários:

Eduardo Nasi disse...

Marcelo e pessoal da comissão,


Vendo a movimentação hoje, ao menos no Twitter e em Messengers, vi que a lista deixou muita gente confusa.

Vi gente se dizendo que tinha sido indicada ao prêmio, que era pré-indicado (como se fosse um trunfo, e não simplesmente uma consequência de uma publicação anterior), reclamando que tava indicada em categoria errada.

A publicação dessa lista é, claro, um avanço imenso em relação aos anos anteriores, já que permite que muita gente opine, chie e altere antes de ir pra cédula de votação.

Mas suspeito que caiba um aviso mais claro, junto com a lista, de qual a intenção real da lista, e sugerindo um local para as sugestões. É este blog? Um e-mail? Tenho que ligar pra HQ Mix?

De quebra, acho que valeria a pena colocar critérios mais claros e precisos para as categorias. Por exemplo: quem eu tenho que recomendar como Revelação? É quem começou? É quem publicou pela primeira vez? Conta o quê? Antologia? Álbum? Fanzine? Blog? Se o cara tinha um blog constantemente atualizado desde 2003 e publicou seu primeiro álbum, é revelação? Quem é revelação pode concorrer na categoria "principal"?

Desculpem se soo impertinente ou apenas metido demais, mas me parece que a publicação da lista é uma oportunidade de aparar várias arestas e fortalecer imensamente o troféu este ano.

Mario Cau disse...

Olá,

Gostaria de dar algumas sugestões:

NÓS - Dream Sequenbce Revisited, trabalho meu publicado pela Balão Editorial, poderia entrar na categoria "Adaptação para outro veículo", pois o mesmo livro vem com um DVD com uma animação em Stop Motion, criada por mim e André Pádua.

Creio que algumas categorias novas poderiam ser interessantes, como:
Melhor capa
Melhor história (poderia ser premiada uma única história de uma coletânea ou revista, e não necessariamente a publicação inteira)
Melhor colorista/arte-finalista

Abraços!

Anônimo disse...

Na lista que consta no site como "lista atualizada" o livro teórico Elementos do Estilo Mangá, publicado em 2010, não aparece! Suponho então que essa lista que abre ainda seja a antiga, na qual o livro também não aparecia
abraços

Edson Rossatto disse...

Essa lista não deveria ter nomes e obras somente de 2010? O mistério da mula sem cabeça foi publicado em 2009 e o seu roteirista, Alex Mir, está concorrendo na categoria Roteirista Nacional. Como realemnte funciona? Assim, poderei indicar outros trabalhos para pré indicação.

Troféu HQMIX disse...

Caro Edson, o referido trabalho foi lançado em 2010 sim, bem no comecinho, apesar do seu ISBN ser de 2009 só ficou disponível para comercialização em janeiro. Aproveitando um aviso, as vezes a lista não aparece atualizada porque os browsers carregam as informações velhas, é necessário proceder a limpeza dos dados de navegação para poder visualizar corretamente. Só para constar o livro Elementos do Estilo Mangá foi incluído.

LAUDO FERREIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LAUDO FERREIRA disse...

Salve, amigos.

Reiterando a informação da comissão: "O mistério da mula sem cabeça" foi lançado em janeiro de 2010. A edição saiu da gráfica no período entre Natal e Ano novo de 2009. A sessão de autógrafos foi feita em janeiro na Livraria da Travessa da Vila Madalena e a distribuição em livrarias foi feita à partir desse lançamento.

Abração.

LAUDO FERREIRA disse...

Ainda...

concordo com a sugestão do Mário Cau, acho que Arte-finalista e Coloristas são categorias técnicas que deveriam entar, mesmo que juntas, enfim.

Zé Wellington disse...

Amigos,

meu nome e o de Demétrio Braga estão erroneamente nas lista de "Roteirista Estrangeiro" e "Desenhista Estrangeiro", respectivamente, por nosso trabalho na Quadrix Comics. Como já estamos nas categorias "Revelação" pelo trabalho no Gattai Zine #5, solicitaria que fosse adicionado na coluna "Publicação" o trabalho na Quadrix Comics #3.

Sugiro também a inclusão dos sites www.armagem.com, www.nhq.com.br e www.hqnado.com na categoria "Webquadrinhos".

Abraço,

Estevão Ribeiro disse...

Oi Pessoal.
Novamente entro em contato em "calça própria".
Eu acredito que Pequenos Heróis é uma publicação Infantil/Juvenil (também) devido a sua acessibilidade e o cuidado que tivemos com o tema.
Projeto editorial também. E só! Prometo não encher mais o saco :)

Burraxa Blog disse...

Faltou o livro Tiras de Letra nota 10 na categoria Publicação de Tira.