sexta-feira, maio 28, 2010

Convocação para inscrição das teses produzidas em 2009

Estão abertas as inscrições para as teses de Doutorado, Mestrado e TCC para concorrer ao Troféu HQMIX de 2010. As teses serão avaliadas segundo o regulamento do prêmio descritos abaixo:
1- Todas as categorias de teses - (TCC, Mestrado e Doutorado) poderão concorrer se tiverem sido defendidas até dezembro de 2009.

2- O tema dos trabalhos devem relacionar-se com Historias em Quadrinhos e Humor Gráfico - de qualquer país - em qualquer área do conhecimento.

3- As teses deverão ser enviadas em 5 cópias até 30 de junho de 2010 para avaliação da Comissão Julgadora para o endereço: Livraria HQMIX – Praça Roosevelt, 142 cep 01303-020 aos cuidados de Sonia M. Bibe Luyten - Gualberto Costa.

4- A Comissão Julgadora terá como critérios de avaliação:
a- Ineditismo do tema
b- Estrutura do trabalho
c- Metodologia
d- Contribuição para a área
e- Redação
f- Apresentação visual – (diagramação, iconografia)

5- A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes membros:
Profa. Dra. Sonia M. B. Luyten (presidente), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Prof. Dr. Henrique Magalhães, Profa. Dra. Andrea Nogueira e Mestre Cristina Merlo.

Dúvidas entre em contato.

PELA VALORIZAÇÃO DA PESQUISA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.
Sonia M. Bibe Luyten

11 comentários:

Alexandre Manoel disse...

Particularmente, considero um grande equívoco colocarem "Balaiada - A Guerra do Maranhão" e "História do Brasil em Quadrinhos" na categoria de Adaptação. Não tem nada a ver com a qualidade desses trabalhos e sim com o fato de que eles, suas narrativas, foram publicada originalmente em quadrinhos.

Diferentemente das narrativas das outras obras indicadas que foram publicadas originalmente em outras linguagens e ai sim ADAPTADAS para quadrinhos.

Acho que precisariam rever isso.

Adorei a idéia de poder opinar e que esses comentários serão levados em consideração!! Ótima iniciativa!!!!

esteves-hqemfoco disse...

Opa, concordo com a observação do Alexandre. As duas obras citadas se baseiam em fatos históricos, porém, não são adaptações de histórias produzidas originalmente em outros meios (literatura, cinema, tv, musica, etc).
Logo, não se enquadram na categoria ADAPTAÇÃO, apesar de serem ótimos quadrinhos.

Raphael Fernandes disse...

Provavelmente, seria bacana criar uma categoria especial para quadrinhos baseados em fatos reais.

O que acham?

esteves-hqemfoco disse...

Algo como "quadrinhos de época/ quadrinhos históricos" ou qualquer história baseada em FATOS REAIS, mesmo que fosse atual?
Também fiquei pensando nessa possibilidade de "Quadrinho Histórico", porém não faço idéia se existiria quantidade suficiente de histórias boas enquadradas nessa possivel categoria.

Unknown disse...

Gostaria de indicar o livro O Mundo Mendelévio e o Planeta Telúria, de João Marcos, da Abacatte editorial, na categoria de livros infanto-juvenis.

Don Rodrigone disse...

talvez uma coisa meio nos moldes das categorias do OSCAR "roteiro original" e "roteiro adaptado" poderia facilitar as coisas... ficam mais abrangentes e coerentes.

esteves-hqemfoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
esteves-hqemfoco disse...

Grande Rodrigo,

O Oscar tem a mesma lógica que eu e o Alexandre estamos colocando aqui. "Melhor Roteiro Adaptado" se refere a histórias adaptadas de outras mídias e "Melhor Roteiro Original" aos roteiros feitos originalmente pro cinema, independente de serem baseados em fatos reais.

Exemplos? O filme sobre o 'Gandhi' ganhou melhor roteiro original, apesar de ser biográfico. 'Shakespeare Apaixonado' ganhou melhor roteiro original, apesar de ser centrado numa figura histórica. O mesmo pro recente 'MILK'. E 'Quase famosos' também que retrata os anos 60/70, mas é baseado apenas em pesquisa feita pelos autores e não em algum conto, romance, ou outra história produzida pra outra mídia.

Sidney Gusman disse...

Concordo com o Alexandre e o Daniel a respeito de Balaiada.

E nessa categoria senti falta dos ótimos Frankenstein e Robinson Crusoé, da Salamandra, e de O Corvo, da Peirópolis.

Abraço

Afonso Andrade disse...

na categoria infantil e juvenil, faltou "Mundo Mendelévio planeta Telúria" do João Marcos, editado pela LÊ.

corpo de delito disse...

Embora feliz coma indicação, concordo com a rapaziada(Alexandre Daniel Esteves, Rodrigo,Sidney...)que comentou sobre a categoria em que a "Balaiada" e "História do Brasil" foram incluídas. Penso que Daniel propõe uma boa solução Para esse tipo de trabalho. Uma nova categoria para o HQ Mix do ano que vem.