quinta-feira, junho 21, 2012

Teses, os vencedores

Este ano a Comissão de teses, formada pelos professores Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Profa. Dra. Andrea Nogueira, Profa. Ms. Maria Cristina Merlo e Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten (presidente da comissão), foi surpreendida pelo volume de trabalhos enviados e pela alta qualidade dos mesmos.
As teses vieram de vários estados e cidades como Santa Catarina (Florianópolis, Criciuma), Rio Grande do Sul (Canoas e Novo Hamburgo) , Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Distrito Federal -Brasília, São Paulo (Capital, Marília, Campinas), Alagoas (Maceió) e  Rio de Janeiro, E de várias Universidades tanto Federais, Estaduais, particulares e do próprio SENAC com trabalhos de especialização.
Outro aspecto interessante é que as teses vieram de diferentes áreas não se limitando somente a  de Comunicação. Muitos trabalhos vieram do Departamento de  História,  Design Gráfico, Língua Portuguesa, Artes Visuais, Linguística, Publicidade e Propaganda, Letras, Sociologia, Jornalismo, Editoração, Estudos Literários e Arquitetura.
Foram 28 trabalhos inscritos e quase 3000 páginas que foram lidas pela Comissão. O conteúdo versa sobre assuntos dos mais diversos com  ênfase, cada vez mais, a estudos sobre desenhistas nacionais (Flávio Colin, Angeli, Laerte, Luis Gê, Henfil, Desenhistas do Café Espacial e Revista Ragú), Os tópicos sobre Educação, Leitura de Quadrinhos em sala de aula também se fizeram presentes.  Novos olhares sobre a leitura de mangá, traduções, super-heróis, reportagem em quadrinhos, licensing e adaptações de autores nacionais como Machado de Assis e  a produção latino-americana.
Os trabalhos vieram por e-mail e tivemos a colaboração do Prof. Nobu Chinen no recebimento e catalogação dos mesmos.
Esta nova modalidade dentro do Troféu HQMIX tem despertado um interesse muito grande na área acadêmica e  estas teses só fazem contribuir para um engrandecimento da bibliografia das Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico  fazendo a união entre os artistas e desenhistas. Para o ano que vem teremos mais um sonho realizado: a publicação dos vencedores.
Os nomes dos vencedores deste ano:
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso:
Fernanda de Alcântara Pestana / Luciana Fernandes dos Reis
"Traços e rabiscos nos anos 80. O trabalho de Henfil na década da transição"
Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero - Curso de Jornalismo
Mestrado
Priscila Pereira
"Entre a épica e a paródia: a (des)mistificação do gaucho nos quadrinhos de Inodoro Pereyra, el renegáu"
UNICAMP - Departamento de História
Doutorado
Este ano  contamos com somente uma tese de doutorado. Os parâmetros para a premiação - por ser única - não condizem com o regulamento para competição.
Sonia M. Bibe Luyten - presidente da Comissão de Teses do Troféu HQMIX



Em tempo...


Sobre a inscrição para a categoria Tese de Doutorado. Embora o trabalho seja de excelente qualidade não obteve a pontuação necessária para o troféu que inclui a somatória de alguns requisitos para que seja concedida a premiação.
Para registro fica aqui divulgada a autoria e a tese inscrita:
Alberto Pessoa
"As Histórias em Quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral"
Universidade Mackenzie - (SP) - Departamento de Letras

Um comentário:

RUBENS JUNIOR disse...

Infelizmente não pude comparecer desta vez, mas com certeza foi uma festa linda. Parabéns a todos os premiados e principalmente aos organizadores, que mantém este evento sempre no top.

Abraço!
Rubens Junior